Foram concluídas com êxito, as provas de funcionamento das sirenes de aviso à população, em 33 barragens na Galiza.

Foram concluídas com êxito, as provas de funcionamento das sirenes de aviso à população, em 33 barragens na Galiza.

Foram concluídas com êxito, as provas de funcionamento das sirenes de aviso à população, em 33 barragens na Galiza. 1152 768 Lafcarr

As provas de funcionamento das sirenes de aviso à população de 33 barragens galegas onde se incluem algumas das Lafcarr, foram realizadas com êxito entre a 9h e as 16h30 da passada terça-feira, dia 22 de junho.

 

No total, de acordo com a informação da vicepresidência da Junta, foram ativadas com som mais de 70 sirenes situadas em todo o território galelo e afectas às barragens de Albarellos, As Conchas, As Guístolas, Baíña, Brandariz, Belesar, Caldas, Casoio, Castrelo, Chandrexa, Cenza, Frieira, Montefurado, O Bao, O Con, Os Peares, Peñarrubia, Portas, Portodemouros, Prada, Pumares, Río Cobo (Collado y dique), Salas, San Cosmade, San Martiño, San Pedro, San Sebastián, Santa Eulalia, Santo Estevo, Sequeiros, Touro e Vilagudín.

 

A partir das 10 horas foram, também, ativadas as sirenes de aviso afectas ao plano de emergência exterior do depósito de residuos mineiros de Alcoa em Xove.

 

Para a realização destas as provas contaram com a colaboração dos responsáveis das infraestruturas: Alcoa, Endesa, Iberdrola, PHG e Naturgy assim como de membros da Proteção Civil dos municípios afectados, da Confederação Hidrográfica Miño Sil e das Águas da Galiza.

 

A Junta relembrou que, atualmente, na Galiza, há 45 planos de emergência de barragens aprovados. Os objetivos plasmados neste tipo de planos é ter definidas as estratégias para fazer frente a situações de risco de rotura ou avaria grave, conhecer as zonas que ficariam inundadas e ter previstos os sistemas de aviso.

 

Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar su experiencia y nuestros servicios, analizando la navegación en nuestro Sitio Web. Si continúa navegando, usted está aceptando su uso. Puede obtener más información en nuestra Política de Cookies
This site is registered on wpml.org as a development site.